Um decreto dos idos de 1834 deu início às obras do Arsenal da Marinha, embora date de 1855 a primeira menção encontrada sobre a edificação. Construída a 800 metros do Porto do Recife, a Torre erguida era uma espécie de portão de entrada ao Arsenal, com seu gradil de ferro e cúpula de metal, até hoje intactos.
Seu nome, Malakoff, teria sido escolhido pela população local, que acompanhava com afinco através dos jornais o que acontecia ao sul da Rússia, atual Ucrânia, na Guerra da Criméia (1853-1855). Encantada com a resistência dos guerreiros na Torre Malakoff original, teria sugerido a adoção do mesmo termo para a Torre pernambucana.
O século XX viu a nossa Malakoff ser motivo de disputas políticas. Caída no esquecimento, foi tombada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em 1992, como monumento histórico. Nessa mesma década, teve início um projeto de restauração, concluído no ano 2000, que transformou o lugar em um espaço cultural, voltado às artes visuais e à música. Abriga exposições, shows, eventos e oficinas.
SERVIÇO:
Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Recife Antigo
Fone: (81) 3184-3180
Aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; aos sábados, das 15h às 18h; e aos domingos, das 15h às 19h
Entrada gratuita
Saiba todos os filmes em cartaz, os shows agendados, as peças de teatro e exposições que fazem de Pernambuco um dos estados culturalmente mais ricos do Brasil. Tem opções para todos os gostos. É só se programar!
Quem experimenta as delícias da culinária regional pernambucana geralmente pede mais. Da macaxeira com charque ao bolo de rolo, a cozinha por aqui é lugar sagrado e o estado está cheio de opções de bares e restaurantes para vocês experimentar!