 | |
Foto: Bernardo Dantas/Arquivo DP |
Em 2021, o Instituto Brasileiro de Museus - Ibram celebra os 15 anos da Primavera dos Museus. O Engenho Massangana e o Museu do Homem do Nordeste, equipamentos vinculados à Fundação Joaquim Nabuco, compõem a mais nova edição do evento. Em virtude da pandemia da Covid-19, apresenta como tema Museus: perdas e recomeços, promovendo uma análise acerca da atuação desses aparelhos culturais, que retomam, aos poucos, o contato com o público em atividades presenciais.
"Nesta edição, o que é mais substancial é a reflexão acerca do medo da perda humana, assim como o temor de um recomeço que os museus estão passando neste momento presente, após a perda das pessoas que o compunham, seja funcionários ou visitantes, todos aqueles que já não estão mais conosco, mas que são estímulos para esse reimaginar de um olhar menos turvo e mais atento para o agora", ressaltou a coordenadora de ações educativas do Museu/Engenho Massangana, Edna Silva, sobre a abertura da 15ª Primavera dos Museus, iniciada na tarde desta segunda-feira (20). "Que seja bom pensar tudo novamente, porque nada será do mesmo jeito".
Até o dia 26 de setembro, a Coordenação de Ações Educativas do Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, Zona Norte do Recife, e no Engenho Massangana, no município do Cabo de Santo Agostinho, realizará ações educativas e oficinas gratuitas, seguindo os protocolos sanitários recomendados. Contação de história, shows musicais, uma exposição e a programação mensal do Domingo dos Pequenos compõem a grade de atividades.
Confira a programação completa da semana em cada equipamento:
Museu Homem do Nordeste (Av. Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte)
20/09/2021
14h às 16h Projeto expográfico “Dias de solidão” - O processo de recomeço e as percepções do Museu sobre o período e as adaptações na pandemia
21/09/2021
14h às 16h Mitologias Iorubás: uma viagem mística no tempo
22/09/2021
14h às 16h "Por dentro do museu: a Missa do Vaqueiro" - Mediação cultural em vídeo
23/08/2021
14h às 16h Oficina de Papietagem
24/09/2021
14h às 16h Apresentação da papietagem - Bonecos de funcionários de setores do MuHNe explicam a instituição "por dentro"
25/09/2021
14h às 16h
"Pipoca Moderna" - Show musical Zabumba do Mestre Chimba, do Cabo de Santo Agostinho
26/09/2021
Domingo dos Pequenos
10h às 12h
Contação da história “As serpentes que roubaram a noite”, do autor indígena Daniel Munduruku
12h às 14h
Produção em vídeo sobre povos indígenas em Pernambuco
Engenho Massangana (Rod. PE-60, s/n, Cabo de Santo Agostinho)
20/09/2021
14h às 16h
"É tempo de que?" - Ação educativa sobre elementos simbólicos e da natureza presentes no Museu
21/09/2021
14h às 16h Oficina de confecção de maracá
22/09/2021
14h às 16h Oficina de confecção de porta-fone de ouvido
23/09/2021
14h às 16h "O engenho no tempo" - ressignificações do Engenho Massangana
24/09/2021
14h às 16h Exposição de fotos: Recomeço - Fotografias da flora e fauna existente no Engenho Massangana