Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

DANÇA

2º Vogue Fever Recife tem programação de oficinas, seminário e 'ball' virtual

Publicado em: 18/08/2021 11:10 | Atualizado em: 18/08/2021 11:23

Pernambucano Pioneiro Edson Vogue Guerreiras, que integra programação do festival (Foto: Divulgação)
Pernambucano Pioneiro Edson Vogue Guerreiras, que integra programação do festival (Foto: Divulgação)


Em um momento em que a sociedade dança cada vez mais em pequenos vídeos, se faz necessário resgatar o legado de resistência da cultura voguing, criada ainda em tempos analógicos pela comunidade LGBT, negra e latina de Nova York, nos anos 1980. Reproduzindo poses de capas de revista, essa dança ganhou adeptos das novas gerações nos últimos anos por seu ressurgimento em sucessos como Rupaul’s Drag Race, da VH1, ou POSE, da FX, que retrata o mundo dos ballrooms. Agora, a potencialidade digital do vogue poderá ser vivenciada na segunda edição do Vogue Fever Recife - Festival Internacional de Vogue, realizada desta quarta-feira (18) ao domingo com uma programação totalmente on-line. 

As atividades gratuitas serão realizadas no site voguefever.com e reproduzidas no coquetelmolotov.com.br, festival pernambucano que participa da organização do projeto. Confira a programação completa no final da matéria.

O II Vogue Fever Recife abriu inscrições (que seguem disponíveis nos sites citados) para oficinas com especialistas, como o pernambucano Pioneiro Edson Vogue Guerreiras, Fênix Negra 007 (AL), Pioneira Mãe Yagaga Kengaral (CE), Legendary Prada 007 (PA) e Mother Tanesha Cabal (RJ), e também para que as pessoas possam competir num "ball" virtual com o envio de vídeos com coreografias musicadas.

O Vogue Fever Recife surgiu em 2018, através de uma parceria do Coquetel Molotov com o Trio Lipstick, que organiza desde 2015 o BH Vogue Fever na capital mineira, considerado o primeiro evento internacional de vogue do Brasil e que logo se tornou a maior batalha da América Latina. O evento de 2018 fez um ballroom no Paço do Frevo, provocando uma interessante fusão de dança contemporânea americana com as nossas tradições.

A segunda edição vem fortalecer também a cena do Recife, que, apesar de recente, vem crescendo com diversos grupos e coletivos. "O evento proporciona esta chance dos coletivos locais também interagirem entre si e trocarem experiências com profissionais de outras regiões do país e do mundo. E como o vogue possui forte ligação com os grupos LGBTQIA+ transitando entre as pessoas não-binárias, o evento agrega a maior diversidade possível de corpos na dança", diz a organização. Continua após a imagem

Trio Lipstick, que organiza desde 2015 o BH Vogue Fever, e a carioca Mother Tanesha Cabal (Foto: Divulgação)
Trio Lipstick, que organiza desde 2015 o BH Vogue Fever, e a carioca Mother Tanesha Cabal (Foto: Divulgação)

Um exemplo do crescimento da cena do Recife é o reconhecimento de Edson Vogue, que passou a se aprofundar no estilo em 2016, quando conheceu o Trio Lipstick. "Danço desde criança, com a influência da TV principalmente. Conheci o voguing através da música Vogue (1990), da Madonna, e a partir daí iniciei pesquisas sobre cultura ballroom. Comecei a fazer ballet clássico em 2008 e em 2010 no grupo de frevo Guerreiros do Passo. Sempre fui apaixonado por cultura pop e isso me atravessa até hoje", diz Edson, ao Viver.

"Desde que comecei no vogue, mudei o entendimento sobre minha identidade, pertencimento e valorização do pensamento acerca da dança e do fazer arte", continua. "O voguing surge nesse lugar de resistência para criar e reforçar o sentido de comunidade e pertencimento no final dos anos 1960 nos EUA. Essas formas de se organizar são essenciais porque, além de exprimir um sentimento de resistência e pertencimento dessas comunidades historicamente oprimidas, permitem o surgimento de novos padrões estéticos e de criação e apreciação que, por sua vez, estão diretamente atreladas às vivências dentro dessas comunidades."

Sobre o crescimento da cena recifense, Edson reforça que  viu as mudanças tanto de visibilidade quanto de interesse aumentarem principalmente pelos programas que tem voguing como tema. "Somos uma cena que é muito potente e criativa", crava.

Batalhas
A Ball do Vogue Fever Recife será on-line. As inscrições da competição de dança foram realizadas a partir de 1º de agosto, e os interessados enviaram um vídeo da performance para a seletiva. O júri selecionou as oito melhores para as próximas etapas.

Os selecionados serão divulgados hoje, quando será realizado um sorteio para a definição das chaves de batalhas. Cada participante receberá uma música específica para a gravação de um novo vídeo referente à próxima fase. E assim seguem as batalhas no estilo "mata-mata" até a final, no domingo, que terá ainda uma festa virtual com DJ set e a premiação dos melhores.

Confira a programação:

Quarta-feira (18)
19h30 Oficina Elementos com Mother Tanesha Cabal
20h30 Divulgação dos 8 selecionados para a Ball
21h Sorteio das Chaves

Quinta-feira (19)
19h30 Oficina Soft & Cunt com Legendary Prada 007

Sexta-feira (20)
19h30 Oficina de Frevo com Pioneiro Edson Vogue Guerreiras
20h30 Transmissão dos vídeos com votação online top 8 ---> top 4

Sábado (21)
14h Oficina de Runway com Fênix Negra 007
15h Oficina Vogue Fem com Pioneira Mãe Yagaga Kengaral
17h30 Seminário com Pioneiro Edson Vogue Guerreiras, Fênix Negra 007, Pioneira Mãe Yagaga Kengaral, Mother Tanesha Cabal e Legendary Prada 007
19h30 Transmissão dos vídeos com votação online Top 4 ---> Top 2

Domingo (22)
18h DJ set com Tia Carol
19h00 Performance de júri, melhores momentos finalistas, etc.
19h30 Transmissão ao vivo dos vídeos com votação online
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Pesquisador do Ceasia/UFPE avalia a abertura da China para turistas estrangeiros
Estudantes brasileiros simplificam a linguagem científica sobre a China
Grupo Diario de Pernambuco