| |
O projeto convidou o percussionista Aboubacar da Guiné para ministrar oficinas e trocar experiências (Foto: Divulgação) |
Quanto de nossas origens africanas permanece viva na nossa cultura? Essa é a questão que o 1º Encontro Cultural Mandinga Sonora pretende analisar. O projeto é o primeiro evento organizado pela Delas Coletiva e tem promovido ao longo do mês de julho várias atividades que marcam a parceria do Centro Cultural da Guiné, em São Paulo, com o Coletivo DanzÁfrica Mandén, sediado no bairro do Monte, na cidade de Olinda. O grande convidado do evento é Aboubacar Sidibé, bailarino, percussionista e contador de histórias, natural da região de Boké na Guiné.
As oficinas de percussão e danças do oeste africano, que aconteceram semana passada no Reduto de Artes Mandingas, foram apenas parte da programação. Dando continuidade ao encontro, ocorrerá nesta quinta-feira (29) a live “Bate papo cultural: Entre Brasil e Guiné” e na sexta (30) acontece uma "Oficina On-line de dança dos ritmos do oeste africano", abrangendo um público maior.
A programação conta ainda com a exibição do curta-metragem
Liberdade, de Pedro Nishi e Vinícius Silva, no dia 05 de agosto no Adupé Café e Arte. Também produzida pelo Encontro, a live-show “Encruzilhadas Sonoras” é transmitida no dia 07 de agosto, através do
canal de Youtube do DanzÁfrica Mandén. A ideia é promover um intercâmbio cultural permeado de matriz africana no âmbito da musicalidade e tradições populares. Aboubacar é novamente convidado para ambas as estreias, tendo participado também do curta.
O live-show unirá o percussionista com outros artistas atuantes no contexto local, como Anastácia Rodrigues, Naya Lopes, Gilú Amaral, Forró Afro Rabecado, sob a apresentação de Aline Souza. A gravação do evento ocorre no espaço do Mercado Eufrásio Barbosa, em uma parceria com a Solare Produções e o Estúdio do Rozário.