 | |
Tela de Heitor Dutra (Foto: Garrido Galeria/Divulgação) |
A exposição Desculpas pelas Quais, fruto das pesquisas em pintura dos artistas recifenses Heitor Dutra e Marcela Dias, está em cartaz na Garrido Galeria, na Zona Norte do Recife, desde a última sexta-feira, seguindo aberta ao público até 4 de setembro. A visitação pode ser realizada de segunda a sexta, das 10h às 19h, e, aos sábados, das 10h às 14h. A curadoria é assinada por Guilherme Moraes, editor e curador-educador da Propágulo (revista pernambucana de artes visuais), e Steve Coimbra, curador da Garrido Galeria e fundador do Phantom 5 (grupo de curadoria independente).
Na mostra, os artistas condensam seus interesses visuais, experiências de vida e desejos. Em sua obra, Heitor Dutra costuma produzir imagens de repertórios visuais distintos, atravessadas pela hierarquia imposta pela tradição. Embalagens de doces, a imagética das artes decorativas e o erotismo gay somam-se à iconografia clássica ocidental. Num processo de colagem/pintura, essas imagens afetadas - apropriadas ou criadas pelo artista - são postas numa relação de conflito que desdobra-se na criação de uma unidade potencialmente decorativa.
Marcela Dias, por sua vez, desenvolve trabalhos de investigação do cotidiano, do lugar e da memória, constituídos a partir de suas experimentações técnicas que resultam em cenários de isolamento sob perspectiva da pintura metafísica. "Há algum tempo, Heitor e eu buscamos criar um vocabulário que fale sobre as nossas referências visuais, juntamente à nossa intensa relação com a pintura. Para mim, Desculpas pelas quais é uma exposição onde compartilhamos um pouco dessa busca, que surge através do nosso interesse pelas experiências possibilitadas por esse trabalho manual", compartilha Marcela Dias.
"Como disse Guilherme, ao dar nome à exposição, pintamos como se estivéssemos munidos de uma desculpa para olhar por mais tempo para as coisas, e olhamos pro mundo como que querendo passar muito tempo pintando. Talvez sejam essas algumas das desculpas que usam a pintura como meio", complementa Heitor Dutra, que é membro do Risco!, grupo experimental de desenho livre e performance.
SERVIÇO
Exposição Desculpas Pelas Quais, de Heitor Dutra e Marcela Dias
Onde: Garrido Galeria (Rua Samuel de Farias, 245, Santana, Recife)
Visitação: Até 4 de setembro de 2021 | De segunda a sexta, das 10h às 19h, e, aos sábados, das 10h às 14h
Contato: (81) 99573-4867 | (81) 99873-2450