Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ÓPERA

II Festival de Ópera de Pernambuco realiza apresentações virtuais e gratuitas

Publicado em: 27/05/2021 10:52

Além de homenagear Mozart, o Festival também irá sortear livros e aulas de canto (Foto: Caio Delmas/Divulgação)
Além de homenagear Mozart, o Festival também irá sortear livros e aulas de canto (Foto: Caio Delmas/Divulgação)
O mês de junho vai ser repleto de música com a volta do Festival de Ópera de Pernambuco (FOPE) virtual. Nesta segunda edição, o homenageado será o famoso compositor de música clássica Mozart, que completa 230 anos de morte no dia 5 de dezembro deste ano. Serão cinco famosas óperas do pianista gravadas no Palácio do Comércio, sediado no Marco Zero, e disponibilizadas no Youtube toda terça-feira do mês, começando pelo dia 1º.
 
Viabilizado graças ao incentivo da Lei Aldir Blanc e por meio da Secult-PE, o II Festival de Ópera de Pernambuco é uma realização da Gárgula Produções, juntamente com a Academia de Ópera e Repertório da UFPE (AOR) e Sinfonieta UFPE, grupos de extensão da UFPE criados em 2016 pelo maestro Wendell Kettle, também professor do Departamento de Música da universidade e Diretor Artístico do festival. Fazem parte ainda da equipe de direção o cenógrafo e figurinista Marcondes Lima, que assina a Direção de Artes Visuais, e a cantora lírica e produtora cultural Jéssica Soares, Diretora Executiva do evento.
 
“Mesmo nesse momento difícil que atravessamos, a ópera, enquanto manifestação artística plural, se fará presente ao público pernambucano através dessa versão virtual que temos preparado com muito carinho e dedicação. O fascínio e a fruição estética que as óperas de Mozart têm nos proporcionado durante todo o período de preparação desse festival é o que queremos transmitir ao nosso público”, diz Wendell Kettle sobre a iniciativa.
 
Novidades
 
O FOPE trará duas novidades nesta edição virtual, realizando sorteios de livros e de aulas de canto (popular/erudito). Os prêmios vêm de parcerias com as Livrarias Musimed e Imperatriz, e com os professores-cantores integrantes da Academia de Ópera de Pernambuco da UFPE. Os sorteios serão realizados no Instagram do Festival: @festivaloperape, durante a semana de lançamentos dos vídeos.
 
A produção do festival pretende, também, usar seu espaço nas redes sociais, em especial no Instagram, para tirar dúvidas sobre ópera e música clássica. A ideia é desmistificar a linguagem e estimular o amor e o conhecimento desta arte que vem se expandindo em Pernambuco, mas que já conta com um público potencial bastante expressivo.
 
“O público brasileiro em geral tem muitas dúvidas sobre ópera e nosso projeto também se dedica a esclarecê-las, pois alguns temas são comuns de serem confundidos, como por exemplo diferenças entre um concerto sinfônico, como Carmina Burana e uma montagem operística, um recital de canto lírico e uma ópera, por isso convidamos quem tiver alguma pergunta que as faça no nosso Instagram, será um prazer respondê-las!”, afirma Jéssica Soares, Diretora Executiva do evento e cantora lírica.
 
Toda a equipe artística e técnica envolvida nesta edição do Festival é formada por pernambucanos ou radicados no estado, fomentando, oportunizando, fortalecendo e dando reconhecimento aos profissionais locais. 
 
SERVIÇO:
II Festival de Ópera de Pernambuco (FOPE) virtual
Quando: Todas as terças, às 20h. Confira os es espetáculos:
01/06 – Gala Lírica – As Bodas de Fígaro
08/06 – Gala Lírica – Don Giovanni 
15/06 – Gala Lírica – A Flauta Mágica
22/06 – O Empresário
29/06 – Così fan Tutte
Onde: No canal e redes sociais do Festival, que podem ser acessadas por aqui.
Gratuito, porém o evento permitirá que o público contribua com valores que julgar compatíveis através do PIX: 17542197000193 da Gárgula Produções – CAIXA
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Pesquisador do Ceasia/UFPE avalia a abertura da China para turistas estrangeiros
Estudantes brasileiros simplificam a linguagem científica sobre a China
Grupo Diario de Pernambuco