| |
Foto: Leo Aversa/Divulgação |
Ícone da música pernambucana, Alceu Valença irá bater um papo com pesquisadores do projeto Sonora Coletiva, o canal experimental da revista eletrônica de divulgação científica Coletiva, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). A conversa será realizada no dia 14 de abril (próxima quinta-feira), às 19h, no canal multiHlab, no YouTube.
Participarão dessa conversa os pesquisadores Allan Monteiro, Cristiano Borba e Túlio Velho Barreto, que vêm desenvolvendo atividades no âmbito do Núcleo de Imagem, Memória e História Oral (NIMHO), do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira (Cehibra), coordenado por pesquisadores da Fundaj, entre eles Sylvia Couceiro e Cristiano Borba, registrando depoimentos de personagens que fizeram trabalharam com música em Pernambuco entre 1970 e 2000.
Para o pesquisador Túlio Velho Barreto, "a participação de Alceu Valença no Sonora Coletiva nos dará a oportunidade de conversar também sobre sua marcante trajetória nessa cena musical da década de 1970, quando ele concebeu quatro álbuns seminais, inclusive o ‘Saudade de Pernambuco’, gravado na França e só lançado no Brasil muitos anos depois. E, claro, sobre sua bem sucedida carreira desde então, quando se tornou um dos artistas mais populares do Brasil."
Sediada no Recife, a revista Coletiva disponibiliza dossiês temáticos com uma perspectiva de diálogo entre saberes acadêmicos e outras formas de conhecimento, prezando pela diversidade sociocultural e liberdade de expressão. O projeto integra o ProfSocio, o multiHlab e a Villa Digital, envolvendo as diversas diretorias da Fundaj.
SERVIÇO
Sonora Coletiva conversa com Alceu Valença,
Quando: 15 de abril de 2021 (quinta-feira), às 19h
Onde: Canal multiHlab | Sonora Coletiva